domingo, 14 de junho de 2009

Oficina de TecnoReciclagem
no SESC Pompéia

Ontem, fizemos as captações de imagens e de sons no SESC Pompéia, experimentando as traquitanas do Daniel De Granville.

Meu nome é Newton Yamassaki e tive uma reação interessante quanto à oficina, pois o Daniel utiliza equipamentos que até sairam de linha mas ainda são ótimos em termos de qualidade. Isso muda meu conceito de consumo sem precisar descartar tecnologias antigas. Por exemplo: Ele usa um Mini Disc para as captações de áudio, que tem uma qualidade excelente, e embora em desuso, ele torna útil para o trabalho que realiza. Com objetos "descartáveis" podemos aproveitá-los pensando apenas nos conceitos básicos e físicos e transformá-los para que tenham utilidade prática. Simples assim.

Newton fazendo o auto-retrato por meio do disparador remoto HT sem fio (foto: Newton Yamassaki)


Com relação ao som, tentamos usar uma velha parabólica de TV via satélite, mas como estava ventando bastante, o ruído era muito captado pelo microfone, mesmo com o quebra-vento de espuma na ponta. Foi mais eficiente usar o refletor parabólico de guarda-chuva. Hoje escutamos o áudio captado e notamos que quando o refletor estava apontado para nós, enquanto falávamos, a nossa voz era nítida. Quando a pessoa que estava segurando o refletor direcionava para os carros da avenida Pompéia, a nossa voz sumia e amplificava o barulho dos motores e freadas do trânsito.

Vitor capta áudio urbano utilizando o microfone parabólico com guarda-chuva (foto: Daniel De Granville)

Clique abaixo para ouvir o áudio

MP3 Hosting Service Provided by mp3Upload.ca


>>>

Meu nome é Vitor Rebello e sou assistente fotográfico. A oficina gerou em mim uma certa inquietude por buscar novas formas de fazer as coisas sem necessariamente cair na teia do consumo. Captamos uma imagem com o Newton utilizando o disparador remoto sem fio a cerca de quinze metros da câmera, do lado de fora da sala. O disparador foi construído com o uso de dois rádios HT conectados à câmera.

Depois fomos ao 11º andar do prédio do SESC Pompéia e lá captamos uma imagem utilizando um filtro de densidade variável montado com um polarizador linear sobreposto a um polarizador circular. Na imagem a maioria dos carros "sumiu" pois estavam em movimento. Isso só foi possível graças ao filtro, pois ainda era dia e sem ele entraria muita luz na câmera, assim o obturador não poderia ter ficado aberto por tanto tempo.

Imagem de São Paulo feita às 16h38 usando o filtro de densidade variável. Abertura f/22, tempo de exposição de 30 segundos (foto: participantes da Oficina TecnoReciclagem).


Esperamos que você aprecie os sons e imagens que produzimos com os conceitos de tecnoreciclagem e disponibilizamos aqui no blog da Rede Vit@l!

TecnoReciclagem:
Resultados do SESC Pinheiros

Se divertindo e aprendendo desde cedo a importância de tecnoreciclar!
(foto: Dalmir Ribeiro Lima)


Hoje é o segundo dia da Oficina TecnoReciclagem no SESC Pinheiros. Ontem pela manhã desenvolvemos atividades relacionadas à teoria sobre o conceito de tecnoreciclagem, quando os participantes tiveram o primeiro contato com os equipamentos criados por meio do reuso de materiais.

Agora estamos produzindo áudios e imagens da cidade de São Paulo e discutindo os resultados, ao mesmo tempo em que disponibilizamos algumas fotografias e sons captados por meio dos equipamentos alternativos apresentados na Oficina. Ainda que as criações da tecnoreciclagem tenham surgido a partir da necessidade de solucionar situações em ambientes naturais, elas podem perfeitamente ser adaptadas e usadas em áreas urbanas.

Dalmir fotografa utilizando o apoio de câmera feito a partir de uma tábua de construção e o filtro de densidade variável.
(foto: Daniel De Granville)


Dalmir Ribeiro Lima, um dos participantes que completou a Oficina, trabalha com produção de documentários, dentre outras atividades profissionais. Duas das soluções alternativas apresentadas chamaram sua atenção: a proteção contra chuva utilizando filme plástico para alimentos e o shock mount para microfone feito a partir de sucatas como latas de milho, cabos de ferramentas e pedaços de câmera de ar de bicicleta. “Recentemente gastei dinheiro comprando um shock mount, pois percebi o problema dos ruídos na manipulação do microfone durante minhas gravações. Se soubesse antes desta alternativa caseira, certamente teria economizado. Agora vou fazer um pra mim em casa”, diz. E completa: “a mesma coisa com a proteção da câmera com filme plástico. Esses dias deixamos de filmar por causa de uma chuva fraca, da próxima vez já sei como fazer...”.

As duas fotografias de paisagem mostradas aqui foram feitas usando o filtro de densidade neutra montado com um polarizador linear sobreposto a um polarizador circular, o que permite utilizar velocidades de disparo muito baixas mesmo sob a luz do meio do dia. Somente desta maneira foi possível captar o movimento das nuvens e “apagar” da fotografia um avião que passava.

Os dois riscos verticais no meio da foto são o registro de um avião que cruzou o céu durante os 4 segundos em que o obturador da câmera estava aberto. Abertura f/22, horário 11h54.
(foto: Dalmir Ribeiro Lima | Daniel De Granville)


Com um tempo ainda maior de exposição (30 segundos, f/22), em pleno meio-dia foi possível registrar o deslocamento das nuvens, enquanto o avião que passou no mesmo momento não deixa qualquer vestígio.
(foto: Dalmir Ribeiro Lima | Daniel De Granville)


Já na gravação de áudio, captada com o microfone montado em um guarda-chuva que faz a vez de uma parábola, é interessante notar como a intensidade dos sons varia conforme o equipamento é direcionado. Podemos ouvir o rangido dos exaustores eólicos no telhado da indústria vizinha, barulhos do trânsito, vozes e finalmente um avião voando sobre nossas cabeças. Praticamente o tempo todo há um ruído constante e proposital de algo batendo na madeira, é interessante notar como este som oscila em função do posicionamento da parábola.


| clique abaixo para ouvir o áudio |

MP3 Hosting Service Provided by mp3Upload.ca


Testando... testando...
(foto: Dalmir Ribeiro Lima)