quinta-feira, 29 de março de 2007

Enquanto isso, em Araraquara....

... as atividades da Reve Vital acontecem desde o dia 08/03/2007, com um grupo de 35 crianças do Curumim (7-12 anos), todas as terças e quintas.
Nestas 3 primeiras semanas as crianças realizaram atividades de percepção ambiental da cidade e pesquisa sobre sua história. Aguardem a divulgação do material em breve!!
Pessoalmente, trabalhar com crianças tem sido um grande desafio... Principalmente porque são muitas crianças e pouco tempo! Depois de alguns problemas de entendimento sobre a finalidade das atividades desenvolvidas até então, apliquei a seguinte dinâmica, da qual participei durante a primeira aula do Curso de Extensão e Especialização do CESCAR (Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região) e da qual ainda preciso conferir a fonte...
Dinâmica da Rede
Material:
- Pedaços de linha ou lã coloridos (de preferência que não seja muito fino, para não arrebentar durante a atividade)
Desenvolvimento:
Quando eu participei da dinâmica, todos os outros participantes estavam sentados em suas carteiras. Mas quando apliquei a dinâmica, as crianças estavam em uma área aberta, em pé.
Distribui um pedaço de linha para cada uma, e pedi para que escolhessem um lugar na área para ficarem paradas. Quando todas pararam de andar, pedi que cada uma amarrasse as extremidades da sua linha com a do colega mais próximo.
Objetivo:
Construir uma rede colorida com os pedaços de linha.
Mensagem:
Os pedaços de linha ou lã coloridos representam os conhecimentos e habilidades de cada um, que, quando isolados, não representam muito. Mas quando colocados em conjunto, amarrados, formam uma bonita e colorida rede de aprendizagem e troca de informações. E assim como para construir a rede colorida, o trabalho coletivo exige alguma organização e muito respeito pelo próximo.
Em Araraquara o resultado foi ótimo! As crianças trabalharam juntas, sem brigas, e ficaram muito contentes em passear pela unidade com a rede pronta até chegarem na sala de Internet Livre para enfeitar o sofá com a rede. Agora, em todas as atividades da Rede Vital, a rede colorida estará sobre o sofá para lembrarmos como o trabalho respeitoso e colaborativo pode construir coisas bonitas!
Preciso apenas conferir a fonte da dinâmica para complementar as informações, muito em breve.
Espero que seja útil!

Nenhum comentário: