domingo, 16 de agosto de 2009

Criado para ir ao Lixo!

O que na moda ou no design, nas tecnologias, na mídia são meras criações para que nós sejamos considerados não seres humanos, profissionais, integrantes de uma família, pais, mães, irmãos..., indíviduos com tantas características que podemos atribuir para passarmos a ser denominados "consumidores"?, já pensou nisso?
Em quanto nossa felicidade, nosso bem estar não está diretamente ligado ao quanto podemos consumir?
Será que quanto adquirirmos aquele mais novo celular que faz tudo o que os eletrônicos que tenho em casa junto?, como gravar vídeo, editar, tocar música, acessar internet, tirar fotos, etc, etc...?
Só utilizando o celular com exemplo... quantos você já trocou?, quantos destes foi porque realmente não tinha mais uso, estava quebrado, não funcionava?
Ou era porque o design já estava ultrapassado?, ou porque na TV vistes um muito mais legal?, você realmente precisa de todas estas funcionalidades?, você as usa?, o que encostou de aparelhos na tua casa por conta disso?
Agora, usando um simples sapato feminino como exemplo, ele tem a mesma forma que os do anos passado?, como bico fino, salto alto? ou mudou?
Com relação a sapatos, o que era moda em 2008 serve pra 2009?, você vai precisar comprar outro este ano?, jogar fora o do ano passado?
Obsolescência programada, obsolescência perceptiva... há pessoas trabalhando duro nisso, fazer coisas para ir ao lixo o mais rápido que puderem!, e você?
Cai nessa?
Pesquise mais a respeito, há muito material bom acerca deste assunto, e aproveite para navegar nos vídeos postados destas oficinas que de consumo, vão clarear ainda mais a respeito!

Nenhum comentário: