domingo, 2 de agosto de 2009

Esvaziando a lixeira : Qual o destino do seu computador - SESC Pinheiros

Aconteceu no dia 25 do mês de julho uma oficina para discutir com os participantes da Internet Livre do SESC Pinheiros a situação atual do lixo eletro eletrônico no Brasil.
Conversamos sobre os avanços da tecnologia e sobre prós e contras de tantas mudanças nas últimas décadas, especialmente dos anos 90 até os dias de hoje.
Uma das participantes, uma mulher da terceira geração, que pode acompanhar experimentalmente tantas mudanças declarou que vive na busca de se atualizar nas novas tecnologias constantemente, para poder se aperfeiçoar e acompanhar o ritmo de evolução, não ficando para trás e podendo assim conversar "de igual para igual com seus netos", na verdade como ela mesmo disse, "tentando, porque é difícil acompanhar...".
Conversamos também o quanto essas novas tecnologias, ao passo que facilitam a vida, devido as facilidades que proporcionam e também agilidades... como todo esse acesso de parafernálias tecnológicas vem reduzindo nosso tempo, o quanto viver na "tal geração high tech" reduziu nosso tempo e contato para as relações que antes nos eram tão importante.
Perguntei o quanto isso era bom, e se estas formas de viver que fomos deixando de lado faz falta, ou seja se está melhor assim ou não e se não, porque?
Foi uma conversa muito interessante, pois chegamos ao ponto de uma definição usada atualmente para nossa sociedade, conhecida como "sociedade de consumo".
Foi daí que partimos para o ponto do objetivo da conversa, o que consumimos, porque consumimos, para onde "vai" o que consumimos quando já não nos serve...? E pensando no ponto alto da conversa, que era a questão dos avanços tecnológicos, e voltando a pergunta, o quê?, porquê? e para onde...?, porém transferindo estas perguntas para a questão do lixo eletro eletrônico, e isso foi realmente muito bom, pois muitas pessoas nunca pensaram nisso, e era o caso em questão!
Evidente que num país que mal se fala em problemas relacionados com as três perguntas feitas acima, as pessoas nem pensem mesmo sobre destinação correta de resíduos eletrônicos, que representam um risco ao meio ambiente e conseqüentemente à nós... ainda mais num país em que a realidade de aterros sanitários é bem menor que 50% na região sudeste, justamente a região mais adiantada em construções de aterros, o que dizer então das outras regiões...lixão, lixão, lixão
E somando lixão com lixo eletrônico, o resultado não é nada bom...
Conversa produtiva, que valerá outros posts mais por aqui, na semana vou escrevendo mais infos sobre as oficinas!

Nenhum comentário: