Lobistas do agronegócios, transgênicos e indústrias químicas (agrotóxicos) estão tentando barrar a veiculação desta cartilha produzida e ricamente ilustrada por Ziraldo.
Então... bora disseminar!!!
Pesquise mais a respeito, há muito material bom acerca deste assunto, e aproveite para navegar nos vídeos postados destas oficinas que de consumo, vão clarear ainda mais a respeito!
Vitor capta áudio urbano utilizando o microfone parabólico com guarda-chuva (foto: Daniel De Granville)
Imagem de São Paulo feita às 16h38 usando o filtro de densidade variável. Abertura f/22, tempo de exposição de 30 segundos (foto: participantes da Oficina TecnoReciclagem).
Dalmir fotografa utilizando o apoio de câmera feito a partir de uma tábua de construção e o filtro de densidade variável.
Os dois riscos verticais no meio da foto são o registro de um avião que cruzou o céu durante os 4 segundos em que o obturador da câmera estava aberto. Abertura f/22, horário 11h54.
Com um tempo ainda maior de exposição (30 segundos, f/22), em pleno meio-dia foi possível registrar o deslocamento das nuvens, enquanto o avião que passou no mesmo momento não deixa qualquer vestígio.Algumas soluções simples que podem ser aplicadas com facilidade em sua residência:
1 - Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Elas têm um custo um pouco superior, mas a durabilidade é maior e o consumo de energia é 60% menor;
2 - Instale sensores de presença nos ambientes de passagem - a luz só será acesa quando houver alguém no local;
3 - Colete a água das chuvas e a aproveite para regar plantas e lavar pisos;
4 - Deixe áreas permeáveis como gramados no terreno. Isso reduz a probabilidade e os efeitos de enchentes;
5 - Desconecte os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas (principalmente quando for viajar);
6 - Para a iluminação de segurança, instale um temporizador programado para acender e apagar a lâmpada em hora determinada;
7 - Ao comprar um eletrodoméstico, procure os que possuem selo do Procel que certifica o baixo consumo de energia;
8 - Aposte nos vasos sanitários com caixa acoplada - eles consomem menos água;
9 - Use torneiras com fechamento automático ou com sensor eletrônico que evitam o desperdício de água;
10 - Instale o registro regulador de vazão para chuveiro que garante uma economia de até 50%;
11 - Prefira válvulas de descarga que controlam o volume de água para sólidos e líquidos, economizando cerca de 30% no consumo;
12 - Recicle o lixo.
(Fontes: Déborah Vasallo, Lucia Helena Bellini, Docol, Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Elétricos NEMA Brasil)